Você sabe o que é mambembe?

Em algum momento da sua vida você já deparou com um artista em uma praça, rua ou em Você sabe o que é mambembe? 3um parque fazendo alguma apresentação que lhe remeta ao circo? Então, com certeza, você conhece a arte mambembe, essa expressão artística que mistura circo e teatro de rua em suas manifestações.

Também conhecida como comédia dell’art, ela pode ser representada por palhaços, malabaristas, poetas, cantores, atores, músicos, dentre vários outros tipos de artistas populares.

Reconhecida por seu formato itinerante, a arte mambembe é uma das mais antigas da sociedade. Surgiu no século 12, na Europa durante a Idade Média, quando os denominados saltimbancos ao fugirem da repressão da Igreja sentiram a necessidade de formar novos públicos em oposição à arte erudita medieval. Eles se apresentavam por onde passavam com suas carroças e palcos improvisados e, assim, divertiam a população local, representando o cotidiano da época.

No Brasil, a expressão mambembe surgiu entre os séculos 17 e 18, quando a comédia se firmou como gênero dramatúrgico brasileiro. Hoje, os espetáculos mambembes podem ser reconhecidos em peças teatrais, circos, performances e improvisos artísticos realizados em qualquer lugar. Por ter esta característica popular, facilmente os artistas conquistam plateias, porém a ocupação de espaços públicos ainda é uma das grandes dificuldades dos artistas que trabalham com a arte mambembe. 

Você sabe o que é mambembe? 4Christian Mathias é um deles. Ator, e fundador da Trupe Além da Lona, de Campinas, seu grupo trabalha com arte circense e teatro para adultos e crianças em toda região. Para ele, ações voltadas a cultura, principalmente a popular, estão cada vez mais esquecidas pelas autoridades. “A arte mambembe é uma vivência maravilhosa, pois, além de levar cultura àqueles que muitas vezes não têm a oportunidade de ir às salas de teatro ou mesmo aos circos para ver um espetáculo, evidencia a função do artista de rua. Políticas públicas nesta área precisam com urgência serem aplicadas, principalmente em relação a liberdade do uso de espaços públicos para apresentações de grupos e artistas mambembes”, destaca.
O ator e seu grupo estão na batalha há mais 10 anos entretendo o público com performances de pirofagia (cospe-fogo), malabarismo, equilíbrio em cilindros, corda bamba, monociclo, acrobacias, pantomimas e brincadeiras com palhaços.

Você sabe o que é mambembe? 1

Apesar de ser tipicamente composto de artistas mambembes e também enfrentar a falta de apoio, o grupo, além de se apresentar em teatros, escolas, shopping e festas, hoje conta um espaço fixo no centro de Campinas onde oferece aulas de circo para adultos e crianças. No circo-escola Além da lona é possível aprender diversas performances voltadas ao mundo do circo tais como tecido acrobático, pernas de pau, mini trampolim e várias outras atividades.“ Nossa essência é a arte mambembe, mas não abandonaremos a rua jamais. Ela é essencialmente nosso espaço de atuação, mas somos um grupo de circo aberto para todas as possibilidades de trabalho”, destaca Christian.

Você sabe o que é mambembe? 5
Serviço:
Circo – escola Além da Lona – espetáculos circencenses e escola de circo
End. Rua Doutor Quirino, 152, Bosque
Telefone: (19) 3029-2562

Informações: http://www.alemdalona.com

Daniella, a intensa

Sobre Daniella, a intensa

Para viver preciso acreditar nos sentimentos mais profundos que a alma humana pode oferecer. O infinito para mim é bastante atraente e o "meio termo" praticamente não existe. Tenho uma alma intensa, carismática, dramática. E é com toda essa intensidade que procuro dar o meu melhor como mãe, esposa, filha, irmã, amiga, jornalista, poetisa!

Ver tudo

Comente este post!

O seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados (*)

Comentário *