Sessentinhas, modernas e no comando

Cheia de vitalidade, empresária, esbanjando disposição, orgulhosa de ser quem é. Você pode tentar adivinhar a idade da pessoa descrita apenas por essas qualidades, mas duvido que vá acertar. Acredite ou não, ela tem mais de 60 anos. Assim é a nova geração de mulheres sexagenárias que destoam de um passado não muito distante e que hoje surpreendem pela energia.

“Costumo brincar que sou sexy, sexagenária”, diverte-se Nilse Vilela, 62. “Em gerações anteriores à minha, não se esperava muito das mulheres nesta faixa etária, a não ser que cuidassem da casa e dos netos. Amo minha família, meus netos são minhas maiores riquezas, mas a vida fornece muitas oportunidades. Não podemos ficar paradas e me sinto com uma energia incrível”, revela orgulhosa.Sessentinhas, modernas e no comando 2

É de se admirar, mesmo. Hoje, mulheres com mais de 60, em geral, continuam no mercado de trabalho, algumas donas do próprio negócio, fazem cursos de aprimoramento profissional, comandam grupos, vão atrás de sonhos. No caso de Nilse, a empresária, dona de um salão de beleza, lidera sua equipe há mais de 30 anos e não parou de estudar. Dentre seus feitos, este realizado poucos anos antes de completar 60, ela se especializou em curso na maior academia de cabeleireiros da França, em Paris.

“Estudar na academia Toni&Guy foi uma realização muito grande. Aproveitei para conhecer vários países da Europa, realizando um sonho antigo”, conta ela, que na ocasião concedeu entrevista a uma revista de Portugal sobre penteados e antes havia viajado aos Estados Unidos arrumar uma noiva. “Fico orgulhosa da minha trajetória e também admiro outras mulheres que chegam aos 60 com disposição. Não parar é o segredo da nossa vitalidade”, pondera.

Vaidade depois dos 60

Quantas mulheres, de qualquer idade, você conhece que se desdobram para balancear a dedicação ao trabalho, à casa, inúmeros afazeres, e ainda arrumam tempo para cuidar de si mesmas porque isso lhes faz bem? Com certeza muitas. É uma tarefa difícil equilibrar tudo, o acúmulo de funções, críticas da sociedade quanto à aparência, julgamentos sobre o que se pode ou não fazer. Mulheres que conseguem conciliar tudo isso e passar por cima de padrões para serem felizes como são, já são admiráveis. Quando esta mulher tem mais de 60, então, é de se admirar ainda mais.Sessentinhas, modernas e no comando 1

“A vida é feita para se ter alegria, portanto eu procuro sempre fazer o que me deixa feliz, independentemente de estereótipos da sociedade. Sou muito vaidosa, adoro me cuidar. Sempre fui assim, em qualquer idade e fase da minha vida. Isso não é empecilho para nada”, revela Deborah Lygia Santis, 64.

A funcionária pública também está ativa e, não só no trabalho, como busca a realização pessoal sempre. “Amo a vida e faço questão de fazer o que gosto. Procuro sempre ver o lado positivo de tudo e fazer o que tenho vontade”, conta ela. “Vou bastante ao teatro, gosto de me presentear, me maquiar, usar salto alto. Isso me faz bem”, avalia ela, que inclusive adora posar para fotos e já participou de duas sessões fotográficas em estúdio neste ano.

E você, conhece alguma mulher admirável com mais de 60? Conte nos comentários! Mulheres no comando da própria vida e da própria felicidade. Parabéns, mulheres maravilhosas!

Andressa, a detalhista

Sobre Andressa, a detalhista

A profissão de fotógrafa já denuncia minha atenção e gosto pelo detalhe. Apesar de amar as imagens, também adoro escrever e principalmente, pensar sobre o cotidiano. Formada em jornalismo, trabalhei nesta área antes de morar na Irlanda, onde passei quase dois anos. Conhecer e explorar o novo é sempre bem-vindo. Assim também é um bom brigadeiro de panela.

Ver tudo

Comente este post!

O seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados (*)

Comentário *