Ser professor

Minha tão doce Cora Coralina já dizia: feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Por si só esta já é uma reflexão muito profunda sobre o que é ser um professor, mas atrevo-me a explorar um pouco mais sobre esta nobre arte de ensinar.

Quem é professor sabe, que só se ensina aquilo que se ama. Do contrário não seria pleno. E há dias em que o ato de ensinar sofre sim, interferências dos mais variados egos que habitam em nós. O desânimo pela falta de reconhecimento, a raiva por uma atitude de desrespeito, o desespero de ter muita vontade e ideias e não conseguir colocá-las em prática, a dor do apego de quando um aluno vai embora… são tantas fases que o professor já passou. Ser professor 1

Ainda que o tempo possa deixar os corações dos educadores menos sensíveis, sempre haverá uma bronca disfarçada de uma vontade de abraçar, um castigo que eu trocaria por umas horas de conversa e todas aquelas histórias de vida que, se estivessem ao meu alcance, seriam menos sofridas.

Também não há salário, recompensa ou prêmio que seja equivalente ao prazer de ver a transformação de um ser. Ver que sua interferência muda destinos, que você pode ser fonte de inspiração e, principalmente, que pode ajudar pessoas fazendo aquilo que ama.

Ainda que se passem décadas e que os alunos somem centenas, o professor vai se lembrar de alguma turma, de um ano inesquecível, de alguns pupilos que marcaram. Mas aquele que foi aprendiz, de uma forma geral, vai ter na memória um espaço reservado para o seu mestre.

No fundo acredito que o maior medo do professor é um dia ser esquecido.

Mariana, a sensível

Sobre Mariana, a sensível

Sou apaixonada por tudo que se move ou move algo dentro de mim. O diferente me fascina e o improvável me desafia a querer me superar em todos os sentidos. De modo geral, acredito nos ensinamentos do mestre Mahatma Gandhi: de modo suave, você pode sacudir o mundo.

Ver tudo

Comente este post!

O seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados (*)

Comentário *