RESPEITO

Esta semana quero falar sobre uma palavra pequena, mas que faz toda diferença ao ser colocada em prática na nossa vida: RESPEITO.

No vernáculo da língua portuguesa respeito significa:

s.m. Ação ou efeito de respeitar. Sentimento que leva alguém a tratar outra pessoa com grande atenção, profunda deferência, consideração ou reverência: respeito filial. Obediência, acatamento ou submissão: respeito às leis. Maneira considerada ao se abordar um assunto,ponto-de-vista. Que ocasiona alguma coisa; motivo, razão.Sensação de medo; apreensão. s.m.pl. Homenagens, cumprimentos: apresentar seus respeitos. Dizer respeito a. Pertencer ou referir-se a; ter relação com: tudo isto diz respeito a um fato de suma importância. loc. prep. A respeito de; com respeito a; respeito a. Relativamente a, no tocante a, com referência a. (Etm. do latim: respectu)

Respeitar o próximo pode até soar algo muito sério, mas pode acreditar, é bem simples. Porém não é apenas respeitar as pessoas com  diferenças, seja de raça, social entre outras tantas, o respeito deve acontecer como um todo. Porque no dia a dia, a falta dele acontece desde coisas pequenas, como furar uma fila, até o absurdo de colocar fogo em um mendigo por pura diversão, por exemplo. Respeitar o próximo tornou-se algo raro. O único respeito que algumas pessoas costumam ter é às próprias necessidades e ponto. Vivemos em um mundo onde há um desperdício enorme de água, comida, energia e por aí vai. Poucos pensam na reação de suas ações, outro exemplo de falta de respeito.

Respeitar é viver sem ultrapassar as linhas do limite da vida de todos os seres vivos, sejam humanos ou não. Respeito é aceitar as diferenças, conviver em harmonia com as vontades e as necessidades do próximo. É não abusar dos sentimentos dos outros e é o primeiro passo para viver qualquer tipo de relacionamento porque sem ele, nada é possível manter.

Luciana Roco

Sobre Luciana Roco

Mineira,amiga, filha, sobrinha, neta, tia e advogada. Uma mulher que sempre busca novas experiências, dentre elas, escrever sobre o universo feminino.

Ver tudo

Comente este post!

O seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados (*)

Comentário *