Persepolis

Imagine só: um filme de animação em preto e branco sobre a Revolução Islâmica no Irã. Chato? Sem graça? Persepolis é o oposto disso. Um filme intrigante que conta a história de Marjane, uma menina de 9 anos, que vive durante um período turbulento no país asiático na década de 1970. Marjane é uma jovem livre, inteligente e que não se conforma com a situação de seu país.

Através dos olhos da corajosa menina vemos a esperança de renovação e mudança. Quando completa 14 anos, seus pais a encorajam a morar em Viena, na Áustria, para estudar. Depois de dois anos na Europa a jovem volta ao seu país de origem, descobre o punk rock e se rebela contra a situação do Irã. Marjane se casa, mas logo vê que aquela vida não é para ela, uma mulher livre. Decide aos 24 anos novamente deixar seu país e vai morar na França, onde está até hoje.

Persepolis 1Persepolis foi uma cidade da antiga Pérsia, atual Irã. No país ainda há ruínas muito bonitas e conservadas que turistas podem visitar. É o nome desse lugar lindo e histórico que inspirou esse filme incrível, daqueles que transformam quem o assiste e nos fazem pensar: ainda bem que existem pessoas como Marjane no mundo.

Persepolis venceu o prêmio de melhor filme no festival de Cannes em 2007, é dublado por Catherine Deneuve e por sua filha, Chiara Mastroianni. A história é verídica e o filme foi inspirado na autobiografia da autora. Imperdível!

Lúcia, a exploradora

Sobre Lúcia, a exploradora

Estou sempre disposta a enfrentar os desafios que a vida ousa colocar em meu caminho. Uma feminista a explorar novos olhares, novos contornos. Escritora, tradutora, amante das letras e dos livros. Adoro conhecer o mundo, mas principalmente, as pessoas e suas mais incríveis histórias. Eu, exploradora de mim.

Ver tudo

Comente este post!

O seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados (*)

Comentário *