Doce ardor

Por seu vermelho intenso e maduro, a cereja é um dos frutos cuja simbologia está fortemente ligada à sensualidade. Ela é originária da Ásia e na cultura japonesa seu sabor está relacionado à paixão mais doce e sensível. Já a pimenta remete ao desejo insaciável e representa uma sensualidade mais ardente e voraz.

Segundo a gastrônoma Marina Rosa, ao utilizarmos ingredientes “exóticos” numa receita, fazemos apelo ao comensal, ou seja, instigamos o outro a comer junto. “A cereja é uma fruta mundialmente conhecida por despertar a libido. Como aperitivo, elas podem ser espetadas em cubinhos de queijo (provolone ou parmesão) regados com um bom azeite e acompanhados de um bom vinho para saborear junto à pessoa amada. Outra receita simples é picar algumas cerejas e misturá-las ao cream cheese e aí obtemos um patê leve e adocicado, este, ideal para um tira-gosto com os amigos. Já um molho de cereja apimentada, é um ótimo acompanhamento para pratos salgados como carnes, por exemplo”, explica Marina.

Para aflorar ainda mais o seu lado fatal, que tal preparar uma geleia de cereja com pimenta junto com um carneiro assado, pra lá de especial, para você e seu amado consumirem juntinhos? “Pratos feitos à base de cereja e pimenta são ricos em fibras, minerais e contém muitas vitaminas. No preparo de geleias e molhos para acompanhar o carneiro assado – que possui uma carne saudável e nutritiva – a cereja também pode ser substituída por outras frutas vermelhas como morango, framboesa e amora e pode ser servido com purê ou batata assada e um bom vinho tinto”, aconselha a gastrônoma.

Um pacotinho de cerejas frescas e algumas pimentas dedo-de-moça é o primeiro passo para você produzir sua geleia
apimentada de forma rápida e eficiente. Quer adicionar essa delícia no seu cardápio principal? Confira a receita de geleia de cereja com pimenta e carneiro assado ao molho de cereja apimentada sugerida pela gastrônoma Marina Rosa.
Bom apetite. Em todos os sentidos, com certeza!

Geleia de cereja com pimenta
1 xícara de açúcar
Suco de meio limão peneirado
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes e finamente picadas
200g de cereja in natura sem sementes
Preparo
Colocar os ingredientes numa panela em fogo baixo. Deixar ferver até atingir a consistência desejada.

Para o carneiro
Escolha uma parte da carne de carneiro mais dura para ser assada e cozida num processo mais longo (lombo, paleta). Tempere com sal, azeite, pimenta do reino, alhos amassados e ervas de sua preferência. Regue a carne com vinho tinto por 1 hora, em intervalos de 15 minutos. Quanto mais marinar com vinho, mais apurado ficará o sabor. Coloque no forno, asse em temperatura média por uma hora e meia ou até que a carne esteja macia. Reserve.

Para o molho de cereja apimentada
Em uma panela à parte, utilize o suco da carne retirado da assadeira (se não for suficiente, dilua um caldo de carne em água morna) e adicione 4 colheres de sopa cheias (em média 100 gramas) da geleia de cereja com pimenta ou a fruta fresca picada já diluída com um pouco de água. Mexa em fogo baixo até reduzir a um terço e regule sal. Em seguida, regue a carne assada com o molho, salpique com cheiro verde.

 

Daniella, a intensa

Sobre Daniella, a intensa

Para viver preciso acreditar nos sentimentos mais profundos que a alma humana pode oferecer. O infinito para mim é bastante atraente e o "meio termo" praticamente não existe. Tenho uma alma intensa, carismática, dramática. E é com toda essa intensidade que procuro dar o meu melhor como mãe, esposa, filha, irmã, amiga, jornalista, poetisa!

Ver tudo

Comente este post!

O seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados (*)

Comentário *