Condições favoráveis

Você se conheCondições favoráveis 1ce. Ainda que minimamente ou em uma forma não muito profunda de percepção, mas se conhece.

Sabe dos caminhos que trilhou, das bocas que beijou, dos sonhos que deixou e daquilo que você jamais contou. Enfim, da sua história, do seu enredo único e incomparável. Da novela cujo personagem principal, narrador onisciente e espectador complacente são, unicamente, você mesmo.

Há, e não haveria de ser diferente, um certo apreço, aterro e apego à história vivida. “Você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui” já dizia Toni Garrido. E com provocante dúvida, mas sem nada de demagogia eu te questiono: Quem você seria se não fosse quem você é? Ou melhor, quem você seria se não fosse a sua história?

Uma simples mudança no roteiro e….onde você estaria agora?  Quais seriam as suas condições (psicológicas, emocionais, financeiras, físicas, intelectuais, etc)?

Em condições ideais, com temperatura controlada, irrigação adequada e nutrientes no solo, uma planta cresce forte, produzindo flores ou frutos com a máxima eficiência. Assim como as plantas, em condições ideais conseguimos desenvolver o melhor que há em nós. Floreamos para a vida aperfeiçoando os talentos, fortalecendo as virtudes e colhendo os frutos de uma vida com poucas tormentas.

Em condições adversas a história muda. A comédia romântica pode se transformar em drama.

Imagine-se nascendo em outra família ou então não tendo uma. Imagine-se nascendo sem uma perna ou não tendo as duas. Imagine-se perdendo um filho ou nunca poder ter um.

São milhares os exemplos de infortúnios que o indivíduo pode passar e que serão, ou não, a causa de uma mudança abrupta no curso das coisas.

Ainda fazendo uma analogia com relação às plantas, existem as pessoas ervas daninha. É o garoto que estudou em escola pública a vida inteira e passou em primeiro lugar na USP, o deficiente físico que superou as limitações e hoje é atleta, a menina que foi estuprada pelo pai e agora escreve livros de autoajuda.  Aqueles, que apesar de toda a dificuldade, se mantêm fortes e crescem imbatíveis, apesar das condições adversas.

Também existem pessoas que são frágeis e sensíveis como as avencas, que murcham à qualquer estímulo e precisam de cuidados especiais.

Eu, que não sou planta, mas murcho e floresço a cada instante, insisto na provocação: Será que se não tivesse uma estrutura familiar bateria em sua esposa?  Se convivesse com assassinos se tornaria insensível à morte? Se crescesse em meio ao tráfico seria um marginal? Se fosse abusado sexualmente na infância você se tornaria um pervertido?

Quem você seria em condições adversas?

Mariana, a sensível

Sobre Mariana, a sensível

Sou apaixonada por tudo que se move ou move algo dentro de mim. O diferente me fascina e o improvável me desafia a querer me superar em todos os sentidos. De modo geral, acredito nos ensinamentos do mestre Mahatma Gandhi: de modo suave, você pode sacudir o mundo.

Ver tudo

Comente este post!

O seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados (*)

Comentário *