Ciência X direitos dos animais

O homem desenvolveu ao longo dos anos muitas formas de explorar os seres mais frágeis e vulneráveis. Havia um tempo em que era comum o negro sofrer abusos e há menos tempo as mulheres tinham que suportar as indiferenças sociais. Com a ascensão dos movimentos de igualdade de raça e gênero e também dos direitos humanos, hoje podemos olhar para este cenário e ver como as coisas mudaram para melhor.

Agora, apesar do crescimento do veganismo a nível mundial, os animais ainda são os serem mais explorados em todos os sentidos. Porém com uma grande diferença, já que não possuem voz para se defender, ficando no silêncio obscuro de uma escravidão imposta pela humanidade. Uma escravidão aceita por todos.

Mas hoje venho falar de um ponto específico. Das maiores vítimas que a nossa sociedade criou: as cobaias.

Seres senciêntes, capazes de sentir prazer e felicidade, fadados a um destino inimaginável. Roedores, macacos, coelhos, cães e gatos que foram obrigados a doar seus corpos, suas vidas, em nome da ciência.  A c 1

Bem longe de nossos olhos, eles sobrevivem em grandes laboratórios e universidades realizando testes que hoje são obsoletos. Vivendo em gaiolas minúsculas, sem contato com seres de sua espécie, sem estímulos visuais, sem nunca ter sentido os raios de sol tocando suas faces, o vento em sua pelagem ou a grama sobre suas patas. Tudo o que eles conheceram desta existência foi sombrio. Ouvindo o tilintar de instrumentos cirúrgicos e os gritos de terror dos demais prisioneiros, sem saber qual é o momento em que serão cortados, costurados, perfurados, implantados, amputados e, finalmente, descartados sem nenhuma dignidade.

NeCiência X direitos dos animais 1stas condições os animais usados em
testes são levados a um estado de insanidade para suportar a dor. A automutilação também é comum em algumas espécies como os primatas, sendo esta prática usada para que a dor física camufle a dor psicológica.

São coisas assim que, confesso, chegam a abalar minha fé. Como Deus, em sua infinita bondade, permitiria um ser vir ao mundo apenas para o sofrimento? Mas como nós não conhecemos os desígnios de Deus, cabe a nós fazer a escolha de como queremos viver.

Ciência X direitos dos animais 2

Hoje existem alternativas para os testes de laboratório, inclusive utilizando células tronco, sendo que muitas empresas sérias já adotaram esta postura contrária à experimentação animal. Um grande passo é boicotar as empresas que realizam testes em animais, comprando apenas os produtos listados no site do PEA – Projeto Esperança Animal e contribuir para que cada vez menos animais sejam usados como cobaias.

Acredito que um dia iremos olhar pra trás e dizer: o que nós estávamos fazendo? Por que permitimos que tudo isso acontecesse por tanto tempo?

Mariana, a sensível

Sobre Mariana, a sensível

Sou apaixonada por tudo que se move ou move algo dentro de mim. O diferente me fascina e o improvável me desafia a querer me superar em todos os sentidos. De modo geral, acredito nos ensinamentos do mestre Mahatma Gandhi: de modo suave, você pode sacudir o mundo.

Ver tudo

Comente este post!

O seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados (*)

Comentário *