Altruísmo

Autruísmo 1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. – Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado em seres humanos e outros seres vivos, em que as ações voluntárias de um indivíduo beneficiam outros. È sinônimo de filantropia. No sentido comum do termo, é, muitas vezes, percebida como sinônimo de solidariedade.

Eu fui voluntária no AFS um programa de intercambio durante quase dez anos  e recebemos seis estudantes estrangeiros como família hospedeira. u]Um deles, meu “filho suíço” que se encantou com o Brasil e casou-se com uma baiana de Porto Seguro. Eles construíram uma casa de férias lá. Ele está em férias no Brasil e dividiu-se seu tempo entre Campinas e Porto.

Quando meu filho estava no aeroporto, no balcão da Gol para alterar seu voo para Campinas, notou um homem tentando embarcar de volta para Guarulhos, sem documentos e sem dinheiro pois tinha sido assaltado. Embora já tivesse seu vou de volta pago, não podia embarcar por não ter documentos, a atendente solicitava um boletim de ocorrência e a Policia Federal do aeroporto estava fechada e ele tinha menos de duas horas para embarcar. Meu filho suíço ofereceu ajuda, levou o homem até a delegacia mais próxima, esperou que o B.O. fosse feito, retornou com o homem para o aeroporto chegando a tempo para o embarque. Eu lhe perguntei por que fez isso, ele respondeu: – Podia ser eu no lugar dele.

Fiquei pensando quantos de nós teríamos esse desprendimento? Você já se imaginou numa situação assim? Com toda a correria da vida, o medo da violência que assola o país, nós não colocamos no lugar do outro, preferimos nem pensar em coisas assim. Desde que tudo esteja bem com os que amamos, continuamos centrados em nossos afazeres, na nossa rotina, tentando sobreviver num Brasil de inseguranças.

Se nós brasileiros nos colocássemos no lugar uns dos outros, mudaríamos nosso país. Sairíamos às ruas em protesto, diríamos “não” a políticos corruptos com reformas absurdas na educação, saúde, aposentadoria. Nós os obrigaríamos a cortar seus salários e mordomias abusivas. Faríamos um Brasil mais justo, mais igualitário. Cresceríamos junto como povo e nação.

Mas continuamos pensando que os fatos ocorridos não são da nossa conta, vamos dar um “jeito”. E assim os monstros que colocamos no poder, vão nos devorando dia após dia.

Acir, a viajante

Sobre Acir, a viajante

Faço do mundo a minha morada, conhecendo lugares nunca vistos. Conheço a mim mesma me vendo em outros rostos, em outras culturas. O meu encontro e encanto com outros mundos é o encontro e encanto com uma parte adormecida e inexplorada em mim, que anseia pelo desconhecido.

Ver tudo

Comente este post!

O seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados (*)

Comentário *