Amigos e amigas

Amigos e amigas 1

Hoje fui tomar café da manhã com uma amiga, conversamos durante horas, depois fomos até a Escola de Circo Além da Lona visitar nosso amigo palhaço, ele tem o dom de fazer nos sentir mais leves.

Vinícius de Moraes disse no poema “Amigos” – “Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos meus amores, mas enlouqueceria se morresse todos os meus amigos.”

Faço minhas as  palavras de Vinícius. Assim são os amigos, estão lá quando precisamos e quando não precisamos também. Quando queremos estar juntos, rir à toa, jogar conversa fora ou simplesmente estar juntos.

Para mim, um abraço de um amigo faz milagres. Em 2013 passei por uma cirurgia e a Dani Almeida reuniu nosso grupo de amigos para me visitar e me fazer companhia. Isso ajudou muito na minha recuperação.

Shakespeare disse:“Amigos são a família que nos permitiram escolher”. Há amigos que são mais próximos que um irmão. Um amigo verdadeiro não desiste da gente, nos fala a verdade, mesmo que não queiramos ouvir. Fica do nosso lado quando todo mundo já foi embora.

Encontrei uma matéria interessante sobre amizade entre mulheres no site: http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/amizade-entre-elas/

Na reportagem, é apresentado um estudo desenvolvido pela Universidade de Manchester, na Inglaterra. Esse estudo contou com a participação de mais de 10 mil pessoas e diz que as mulheres costumam formar as amizades mais profundas e duradouras. A pesquisa ainda afirmou que, elas tendem a manter os mesmos amigos ao longo da vida.”

No mesmo site mostra outro estudo publicado pela Universidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Ele diz que ter amigas ajuda a prevenir o estresse. Os pesquisadores identificaram várias substâncias químicas produzidas pelo cérebro que ajudam a criar e a manter o laço de amizade entre as mulheres. Essa sensação existe desde os tempos das cavernas. Já naquela época, as mulheres sentiam segurança em proteger os seus filhos agrupando-se com outras mulheres. A pesquisa explica que quando isso acontece, é produzida uma grande quantidade de ocitocina, substância que acalma e reduz o estresse. A mesma coisa não acontece com os homens, pois a alta quantidade de testosterona que eles produzem neutraliza os efeitos da ocitocina. Já os estrógenos femininos aumentam ainda mais a produção desta substância.

Na Faculdade de Medicina de Harvard, também nos Estados Unidos, descobriu-se que quanto mais amigas tem uma mulher, maior a probabilidade de ela chegar à velhice sem problemas físicos. Por isso, não contar com amigas pode ser tão prejudicial à saúde quanto a obesidade, o tabagismo ou o sedentarismo. Quem tem amigas vive mais e muito melhor.

Que possamos ter amigos e amigas pela vida toda, que possamos rir, chorar juntos, vibrar com as conquistas, apoiar, enfim, viver bem!

Acir, a viajante

Sobre Acir, a viajante

Faço do mundo a minha morada, conhecendo lugares nunca vistos. Conheço a mim mesma me vendo em outros rostos, em outras culturas. O meu encontro e encanto com outros mundos é o encontro e encanto com uma parte adormecida e inexplorada em mim, que anseia pelo desconhecido.

Ver tudo

Comente este post!

O seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados (*)

Comentário *